O termo é a abreviatura da expressão latina et cetera, que significa "e as demais coisas". Por ser uma abreviatura, deve ser sempre escrito com o ponto no final. O vocábulo é normalmente usado no fim de uma série de enumerações, no lugar dos demais elementos que caberiam naquela lista. Aparece em construções da linguagem cotidiana, como no exemplo: "Comprou lápis, borracha, caneta etc.". Nesse caso, o etc. indica o restante do material escolar.
A considerar o seu sentido original, etimológico, não deve ser empregado para fazer menção a pessoas. Por isso, em referências bibliográficas, quando um livro tem mais de um autor, usa-se, a expressão et alii (ou a abreviação et al.). Essa expressão também é latina, mas significa "e outros", sendo, portanto, a mais indicada quando se trata de pessoas. (*)
Outra questão interessante - e polêmica - a respeito do termo é a necessidade de utilizar vírgula antes de introduzi-lo numa frase. Como se trata de uma abreviatura de et cetera e o "et" latino equivale à nossa conjunção "e" a vírgula não é necessária. A discussão, no entanto, ainda divide os teóricos e há quem defenda seu uso, geralmente tendo como base a frequência com que esse tipo de construção aparece na escrita.
- Rita Trevisan (c/ modificação)
(*) Como no exemplo: G-Dragon, Goku, Naruto et al.
Quando eu uso etc. | Por que eu uso etc. | + etc.
Um comentário:
Eita professor! Esse Et al eu desconhecia. Valeu!
Postar um comentário