19 maio, 2016

Fatos curiosos, ou não, sobre Mendeleiev

Sonhando com a tabela periódica
Reza a lenda que, durante um cochilo, Mendeleiev sonhou com a tabela periódica e logo ao acordar passou tudo para o papel. O próprio Mendeleiev lidava com esse boato com ironia. "Fiquei pensando na tabela por cerca de 20 anos e vocês dizem: 'sentou-se e, de repente, está pronto'", disse certa vez. V. Rodapost inserido em 09/03/2019

Criando o padrão da vodca
Há relatos de que Dmítri Mendeleiev teria estabelecido como padrão o teor alcoólico de 40 graus para a vodca. Pelos boatos, ele teria escrito uma tese sobre a relação entre o álcool e a água, alegando que esse percentual era o menos prejudicial ao organismo. Mas fato é que ele não disse nada parecido com isso, e o foco de suas teses era outro. Além do mais, o padrão russo de graduação alcoólica foi introduzido quando o cientista tinha oito anos, ainda na época tsarista, quando o governo tentava combater as vodcas clandestinas.

Interessando-se pela navegação ártica
Mendeleiev tinha grande interesse e envolvimento em questões ligadas à construção naval e à adaptação em mares gelados, assuntos sobre os quais escreveu cerca de 40 obras. Participou diretamente do projeto de construção do primeiro navio quebra-gelo ártico, o Iermak, lançado em outubro de 1898. Devido à grande contribuição para as pesquisas na região, uma cordilheira submarina no Oceano Ártico foi nomeada em sua homenagem, em 1949.

Produzindo maletas
Poucos sabem, mas o químico gostava de produzir malas nas horas vagas. O gosto por tal ofício surgiu em Simferopol, quando, durante a Guerra da Crimeia, a escola onde lecionava acabou sendo fechada.

Descobrindo a pólvora
Mendeleiev também já foi uma espécie de espião industrial. Em 1890, o então ministro Nikolai Tchikhatchiov pediu ao cientista que ajudasse na fabricação de pólvora sem fumo. Depois de aceitar o pedido do governo tsarista, Mendeleiev, que teve acesso a dados e relatórios secretos, fabricou dois tipos de pólvora sem fumo.

Fonte (garimpada por Jaime Nogueira): GAZETA RUSSA

Slideshows TABELAS PERIÓDICAS 1 e 2

Rodapost
Em 1869, Dmitry Mendeleiev publicou sua primeira versão da tabela periódica dos elementos. Ele foi o químico russo que desenvolveu a classificação periódica dos elementos. Em sua versão final da tabela periódica (1871), ele deixou lacunas, prevendo que elas seriam preenchidas por elementos não conhecidos e prevendo também as propriedades de três desses elementos. Mendeleiev escreveu as propriedades dos elementos em cartões e a tradição diz que, depois de organizá-los enquanto estava com paciência, ele de repente percebeu que, organizando os cartões dos elementos em ordem crescente de peso atômico, certos tipos de elementos ocorriam regularmente.

Nenhum comentário: