Resumos
As quedas de cocos podem causar lesões na cabeça, costas e ombros. Uma revisão das admissões por trauma no Hospital Provincial, em Alotau, Milne Bay Province, Papua Nova Guiné, referente a um período de 4 anos, revelou que 2,5% dessas internações foram de pacientes atingidos por cocos. Os coqueiros alcançam na maturidade uma altura de até 35 metros, e um coco com a respectiva casca pode pesar de 1 a 4 quilos. Golpes na cabeça por cocos com uma força superior a 1 tonelada métrica são possíveis. Quatro pacientes com ferimentos na cabeça por quedas de cocos são aqui relatados. Em dois deles, a craniotomia foi necessária. Dois outros morreram, instantaneamente, em suas aldeias depois de atingidos pelos cocos.
J Trauma. 1984 novembro; 24 (11): 990-1.
Lesões devido aos cocos que caem.
Barss P.
Outro estudo, realizado no Hospital de Referência Central das Ilhas Salomão, sobre os pacientes que foram admitidos no Departamento de Cirurgia e Ortopedia, entre janeiro de 1994 e dezembro de 1995, foi mais abrangente:
Do total de pacientes admitidos no Departamento, 3,4% deles apresentavam lesões relacionadas a coqueiros. Oitenta e cinco pacientes haviam caído de um coqueiro, dezesseis pacientes tiveram a queda de um fruto do coqueiro sobre eles, três pacientes tiveram a queda de um coqueiro sobre eles e um paciente havia chutado um coqueiro.
ANZ J Surg. 2001 Jan;71(1):32-4.
Coconut palm-related injuries in the Pacific Islands.
Mulford JS1, Oberli H, Tovosia S.
Beware of falling Coconuts
Você sabia?
Mais pessoas morrem devido a quedas de cocos do que a ataques de tubarões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário