03 maio, 2016

A Missão Sentinela

A fundação Missão Sentinela tem o objetivo de melhorar a nossa capacidade de proteger a Terra de potenciais impactos destruidores por asteroides. Eventos esses que, apesar de improváveis, são potencialmente apocalípticos (quanto a isto, pergunte aos dinossauros).
Um asteroide em rota de colisão com a Terra não seria fácil de ser evitado, desviando-o ou destruindo-os, mas não estamos nos preparando realmente para tal possibilidade: o orçamento para a detecção precoce é ridículo e insuficiente - daí o surgimento desta fundação.
Ninguém quer colocar dinheiro no orçamento do projeto.
E quando dizemos ninguém é ninguém: nem as superpotências, nem a ONU, nem as pessoas a quem você pergunte se daria algum dinheiro para esse projeto. (Em parte, isso pode ser compreensível porque é razoável considerar que existem outras prioridades mais urgentes, tais como a mudança climática, o problema da fome no mundo etc.)
Mas, ironicamente, o filme Armageddon (Armagedom, no Brasil), de 1988, em que Bruce Willis foi convocado para salvar a Terra do impacto de um grande asteroide, arrecadou nas salas de cinema mais de 550 milhões de dólares. A velha regra em evidência: "não dar dinheiro para salvar nossas bundas, mas para ver como elas poderiam ser salvas".

Armageddon, o filme | Meteorito na Rússia | O asteroide 2014 RC

Nenhum comentário: