21 maio, 2016

SURINAME. High lights e curiosidades

O país é uma ex-colônia holandesa, até 1975 chamado de Guiana Holandesa. Faz fronteira com a Guiana Francesa a leste, com o Brasil ao sul e com a Guiana (Inglesa) a oeste. Ao norte, o país é banhado pelo Oceano Atlântico.
O Suriname tem clima tropical e, durante o ano, alternam-se no país duas estações secas com duas estações de chuvas. Em maio, quando o visitamos, o país estava em uma das estações de chuvas.
O país é medianamente desenvolvido, estima-se ter cerca de 560 mil habitantes e sua cidade mais populosa é Paramaribo, a capital do Suriname, com 250 mil habitantes.
O Suriname é um caldeirão étnico; o maior grupo, chamado de hindustani, corresponde a 37% da população e descende dos indianos que imigraram ao país no século XIX; os crioulos são descendentes dos escravos num processo de mestiçagem com os brancos e constituem 31% da população; os javaneses (indonésios) representam 15%; os "negros do mato" (descendentes de escravos que conseguiram escapar) formam 10% dos surinameses; os 7% restantes são brancos, chineses e índios.
Além do holandês, idioma oficial, e do inglês, que todos dominam, outras línguas e dialetos (um destes, o taki-taki) são utilizados correntemente no país.
Templos de várias religiões estão presentes por toda a cidade de Paramaribo. Os surinameses orgulham-se de ter a maior mesquita da América do Sul, lado a lado com uma importante sinagoga.
Por influência da vizinha Guiana, o Suriname tem mão de direção inglesa, sendo estes dois países os únicos da América a ter esta característica, já que as ilhas Falklands (que também tem esta característica) são um território ultramarino britânico. Os visitantes do pais devem atentar a este fato se desejarem alugar um carro ou mesmo dirigir no Suriname, Apesar de a Permissão Internacional para Dirigir (PID) tecnicamente habilitar brasileiros e portugueses a dirigir no Suriname, o visitante deve considerar se irá se adaptar a esta característica do transito local.
Uma das personalidades mais conhecidas do Suriname é o futebolista Seedorf, que teve uma carreira brilhante em vários clubes europeus e jogou também no Botafogo. Ele fala fluentemente seis línguas, inclusive o português (é casado com uma brasileira), e desenvolve atualmente projetos sociais em seu país.
Embora as estatísticas disponíveis não incluam a presença e a influência dos brasileiros na composição étnica e na cultura local, nas últimas décadas o país sofreu importante afluxo de imigrantes ilegais vindos do Brasil. São garimpeiros geralmente provenientes da região norte do Brasil, que se estabeleceram nas regiões de garimpo do leste do país e também em Paramaribo. Na capital surinamesa existe um bairro brasileiro chamado "Little Belém", no qual as lojas e restaurantes pertencem a brasileiros e os cartazes estão em português e a música mais ouvida é a brasileira.
Segundo o motorista de ascendência holandesa que nos conduziu ao aeroporto o passatempo favorito dos surinameses é a competição de cantos de pássaros (curiós e bicudos).

I♥ SU
Fontes
Linha do Tempo - http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2016/05/belem-e-paramaribo.html
Linha do Tempo - http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2016/05/paramaribo-e-belem.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Suriname
http://www.portalbrasil.net/americas_suriname.htm
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/04/1444047-isolado-suriname-mescla-estilo-colonial-e-diversidade-etnica.shtml
https://www.klm.com/destinations/br/br/article/paramaribo-a-culinary-melting-pot

Nenhum comentário: