02 maio, 2016

Uma corrida para dar à luz

O advogado canadense Charles Vance Millar era um multimilionário ao morrer em 1926. Ele não tinha herdeiros, mas encontrou maneiras de estabelecer a disposição de seus bens após a morte que foram pouco ortodoxas, para dizer o mínimo.
Millar começou legando suas ações de um clube de jóquei para pessoas que combatiam o jogo e suas ações de uma cervejaria para líderes religiosos que defendiam a temperança. Em seguida, ele deixou sua casa na Jamaica para três homens que se odiavam, com a condição de que eles a possuíssem juntos.
Mas isso tudo foi apenas o prelúdio para "le grand finale". Na cláusula 10, Millar deixou um desafio que iria mudar a vida de dezenas de famílias de Toronto. O restante de sua fortuna - cerca de $ 9000000 - seria distribuído, uma década depois, para a mãe que, após a sua morte, desse à luz em Toronto ao maior número de crianças. Com direito a dividir o prêmio se houvesse mais de uma mãe vencedora.
Não sabemos quantas mulheres realmente tentaram ganhar essa herança, Mas, naqueles dez anos, o Canadá atravessou a Grande Depressão. Não era um tempo propício para se ter um monte de filhos. Uma das candidatas teve um bebê que morreu de mordidas de ratos porque a família era muito pobre. Das 32 mães que, após a data limite, entraram com pedidos de reconhecimento por seus feitos uma foi desclassificada porque alguns de seus dez filhos nasceram fora do casamento, e uma outra, porque alguns de seus onze filhos nasceram mortos.
Algumas famílias ganharam e repartiram a fortuna, mas imagine o que é dar à luz oito filhos para o concurso e não receber nada por isso!

Leia mais sobre o que a imprensa apelidou de "The Stork Derby" no FiveThirtyEight.

Nenhum comentário: