27 maio, 2016

O preeminente Alexander von Humboldt

Alexander von Humboldt (1769 – 1859) foi o cientista preeminente do seu tempo. Com exceção de Napoleão Bonaparte, Humboldt era à sua época o homem mais famoso da Europa. Aplausos acolhiam-no em todos os lugares aonde ia. Academias, nacionais e estrangeiras, estavam ansiosas para tê-lo entre seus membros.
Na América Latina e no mundo de fala inglesa, há cidades, rio, universidade, parque, cadeia de montanhas, baía, cachoeira, 300 plantas e mais de 100 animais nomeados em homenagem a ele.
Há também uma geleira Humboldt e um tal asteroide 54 Alexandra. Ao largo da costa do Peru e do Chile, a lula gigante Humboldt nada na corrente de Humboldt, e até mesmo na lua existe uma área chamada Mare Humboldtianum.
Darwin chamou-o de "o maior viajante científico que já existiu".
No entanto, hoje, fora da América Latina e da Alemanha, terra natal de Humboldt, o seu nome tende ao quase esquecimento. Suas idéias tornaram-se tão adotadas pela ciência moderna que elas já não parecem surpreendentes. Como Andrea Wulf observa em seu cativante livro "The Invention of Nature: Alexander von Humboldt's New World": "é quase como suas idéias tenham-se tornado tão evidentes que o homem por trás delas desapareceu".

Preeminente ou Proeminente?
1) Um leitor relata ter sido aluno de conhecido professor, e este sempre insistia em que preeminente era a forma correta, enquanto proeminente seria a forma errada. E indaga o leitor qual a forma correta da expressão.
2) Observe-se, num primeiro aspecto, que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa registra ambas as palavras: preeminente e proeminente.
3) Ora, o VOLP é editado pela Academia Brasileira de Letras, e esta detém a delegação legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em nosso idioma, de modo que não remanesce dúvida quanto à efetiva existência de ambos os vocábulos no vernáculo.
4) Num segundo aspecto, uma consulta aos dicionários revela que proeminente tem o sentido primário e físico daquilo que avança em ponta, como maçãs do rosto proeminentes ou queixo proeminente.
5) Desse sentido físico, passou-se ao sentido metafórico, para indicar aquele ou aquilo que se eleva acima do que está em volta, ou aquele que se destaca por qualidades intelectuais ou morais em seu meio. Exs.: a) "Falo aos cidadãos proeminentes desta cidade"; b) "Buscava garimpar ideias proeminentes, que pudessem frutificar nas mentes dos concidadãos".
6) Já para preeminente, os dicionários referem a acepção daquilo que está muito acima do que está em sua volta, ou superior, ou excelso, ou sublime, ou que se distingue pelo mérito ou saber, ou nobre, distinto, ilustre. Exs.: a) "Um saber assim preeminente não pode ficar escondido"; b) "Ideias preeminentes foram explicitadas naquela reunião".
7) Da comparação entre as acepções e os exemplos, pode-se concluir em síntese: a) proeminente, por um lado, tem um sentido físico, que não se encontra em preeminente; b) no sentido metafórico, todavia, proeminente é sinônimo de preeminente.
In: Gramatigalhas, por José Maria da Costa


Nenhum comentário: