22 maio, 2016

O balé dos triângulos

René Jodoin criou esta animação em 1966, intitulada Notas sobre um Triângulo. Naturalmente a fez sem contar com os recursos que existem hoje em dia da tecnologia infográfica. Ele usou basicamente a antiga técnica do desenho à mão.
Neste vídeo, você pode ver a elegância e o poder de triângulos que se transformam em outras formas geométricas. É uma mostra da geometria em todo seu esplendor, ao som de uma valsa.



Mostra ou amostra?
Os verbos mostrar e amostrar são praticamente sinônimos, mas em relação aos substantivos mostra e amostra a tradição fixou um emprego diferente para cada um.
A palavra amostra designa a pequena porção de um produto que é usada para demonstrar a qualidade do todo. A pequena quantidade de sangue que se retira para exame em laboratório, por exemplo, é uma amostra. E todos conhecem a expressão "amostra grátis".
Já a palavra mostra designa a exposição que se faz ao público de obras artísticas, científicas, históricas ou culturais. Fala-se, por exemplo, de mostra do cinema brasileiro, de mostra de fotografias etc.

O invento de Einthoven | O triângulo de Kanizsa | Triângulo-Círculo-Triângulo | A soma dos ângulos internos de um triângulo

Nenhum comentário: