15 maio, 2016

O jeito Macunaíma de ser

"Perceberam que o óleo de peroba por essas bandas ia ser muito usado / Daria o maior dos bronzeado na cara de pau dos brasileiro / (...) / Monalisa muito séria a desfilar de tanga, enquanto atendia o celular / Lhe diziam: 'nessa terra tudo dá' e começaram a plantar as trapalhada."
Prevaleceu o nosso jeito Macunaíma de ser. Que, ao contrário do anti-herói criado por Mário de Andrade, não é mais índio e não representa mais o povo brasileiro, pois o nosso jeito Macunaíma de ser está no poder e pretende ser o "representante da gente no Olimpo", mas não representa nem o mais ingênuo do brasileiros.
Agora, o jeito representa tão somente suas próprias crenças, seus próprios interesses, seus apadrinhamentos e seus "podres poderes". Insensível aos votos de 54 milhões de brasileiros, que foram rasgados e jogados na cara de todos como confetes em período carnavalesco.
Fernando Gurgel
N. do E.
Para Leonam Quirino, "prosopopeia flácida para acalentar bovinos" (conversa mole pra boi dormir) integra o seleto grupo em que estão também as seguintes expressões:
"Romper a fisionomia" (quebrar a cara), "creditar o primata" (pagar o mico), "dar carga à bolsa escrotal" (encher o saco), "impulsionar bruscamente a extremidade do membro inferior contra a região glútea de alguém" (dar um pé da bunda), "derrubar com a extremidade do membro inferior o suporte central de uma das unidades de acampamento" (chutar o pau da barraca), "deglutir o batráquio" (engolir o sapo), "aplicar a contravenção do Sr. João, deficiente de um dos membros superiores" (dar uma de João sem braço), "nem sequer considerar a possibilidade de que a fêmea bovina expire com fortes contrações laringo-bucais" (nem que vaca tussa), "derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente" (chutar o balde) e "retirar o filhote de equino da perturbação pluviométrica" (tirar o cavalinho da chuva).
Fernando,
Quanto aos confetes, o blog Semióticas mostra um aproveitamento interessante para eles. Não duvido que o artista Vik Muniz tenha picotado umas tantas revistas semanais do PIG antes de começar seu trabalho. Clique aqui para ver.

Um comentário:

Fernando Gurgel disse...

Aplausos ao artista Vick Muniz.