02 maio, 2021

Craviola

"O bom violão geralmente é de pinho, com o fundo e as laterais de jacarandá da Bahia. No entanto, a gente pode gostar de um que não tenha nada disso. O importante é encontrar aquele a quem se possa chamar orgulhosamente - o meu violão." ~ Paulinho Nogueira

Na década de 1970 eu adquiri o "Método Paulinho Nogueira para Violão". O autor do livro já era um violonista brasileiro consagrado, com atuação fixa no programa de TV "O Fino da Bossa", tinha sido professor de Toquinho e gravado discos aclamados por todos, quando, a partir de 1968, passou a publicar em sucessivas edições o seu método de harmonia. 
Durante um longo tempo, ele  foi o meu vademecum no aprendizado do violão.
Em 1969, Paulinho Nogueira inventou a craviola, instrumento de 12 cordas que produz um som misto de cravo e viola.



O músico fala de sua invenção: 
"Eu mesmo antes de tocar violão já gostava muito de desenhar. Eu fazia muito desenho com crayon. Eu cheguei até a ganhar um prêmio no Salão da Primavera em Campinas, de tanto que eu gostava de pintar. Então, depois que eu tomei outro rumo e passei a ser músico, violonista, me deu uma idéia de fazer um violão que fosse desenhado por mim. Eu fiz alguns desenhos e como era muito amigo do Giannini ,o fabricante de violão, levei pra ele que achou a idéia ótima. Escolheram um modelo e me fez assinar um contrato como inventor, eu até achava graça pois tinha virado inventor agora. Então, para resumir a história, a craviola foi exportada para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Foi um negócio que na época, já faz um tempão, me deu muita satisfação. É um violão com uma forma diferente."
Jimmy Page utiliza nos interlúdios em que canta "Stairway to heaven", entre outros instrumentos, uma craviola.
http://www.invencoesbrasileiras.com.br/craviola/
http://www.violaobrasileiro.com/dicionario/paulinho-nogueira

Nenhum comentário: