30 maio, 2021

Autocracia liberal democrata: patologia ou ignorância?

Fernando Gurgel Filho
Não sei se é somente aqui, no Patropi, ou se em todos os países eles são assim. Falo da figurinha carimbada mais contraditória da espécie animal, o "liberal capitalista democrata" que sonha com o extermínio da democracia.
É uma simpática figurinha, encontrada com facilidade entre os valorosos cidadãos enclausurados e entrincheirados na mais nobre e sofrida classe média, que dizem professar os mais nobres e salutares princípios liberais. Entretanto, sonham 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, com uma ditadura militar que venha lhes "salvar/libertar" das abomináveis ditaduras comunistas.
Ou seja, a democracia que apoiam seria sempre uma democracia que controlam, mesmo à distância, sem aparatos totalitários. Mas, sempre que a democracia no País ameaça se transformar em algo maior e mais liberal, em algo que seja realmente democrático, que permita a participação do populacho em geral, aí a porca torce o rabo e a simpatica figurinha pede ditaduras militares que venham lhes "salvar/libertar". É mole?
Creio que isto se deve a algum problema de disfunção de conhecimento ou, o mais provável, algum arraigado analfabetismo funcional que não lhes permite saber que as "abomináveis ditaduras comunistas" não passam do que seria para eles "desejadas ditaduras militar". Além de estarem alicerçadas em quartéis, não há nenhuma diferença de procedimento e de estrutura em nenhuma delas. Não há ditadura melhor do que outra. Todas são autocráticas, opressoras, não permitem qualquer indício de liberdades civis, torturam, exilam e/ou matam os que consideramopositores etc. etc. etc.
Na realidade paralela em que sonham viver, acreditam que estarão totalmente protegidos quando puderem usufruir das benesses do Estado em proveito próprio, sem ter que dividir políticas públicas com pretos, pobres e outros marginalizados pela sociedade. Não sabem quantas ditaduras militares - fascistas, religiosas, capitalistas, comunistas... - já fizeram naufragar grandes empresários, grandes empresas, grandes políticos, grandes atores, grandes artistas, grandes professores, grandes profissionais autônomos, grandes agropecuaristas, grandes servidores públicos... Em suma, grandes "liberais" classe média.
Por fim, creio que não é uma invenção nossa. Não temos capital humano para tal façanha. Afinal de contas, foi graças a essa simpática figurinha que o sistema permitiu a ascensão de Hitler, Mussoline, Salazar, Franco, etc.

2 comentários:

jeguim@gmail.com disse...

Parabéns pelo excelente artigo.

José Ronaldo disse...

Parabéns1! É exatamente como as coisas devem ser segundo 1/4 dos brasileiros! E, por medo da participação de mais gente na sociedade, estamos afundando enquanto país.