06 maio, 2021

Uma vez na lua azul

Em algumas ocasiões a cor da lua efetivamente fica azul. Isso acontece em ocasiões raras por efeito de uma grande quantidade de poeiras, cinzas ou fumaças lançadas na atmosfera por erupções vulcânicas e incêndios florestais.
Como aconteceu em 1883, quando o vulcão Krakatoa explodiu na Indonésia.
As partículas de poeira na atmosfera são normalmente de um tamanho que difrata a luz azul, fazendo a lua parecer avermelhada ao pôr do sol. Partículas maiores de poeira vulcânica difratam a luz vermelha, fazendo a lua parecer azulada.
Há quem afirme que essa explosão vulcânica foi o que exatamente deu origem à expressão "Once in a blue moon", utilizada para descrever eventos pouco comuns.
Entretanto, a expressão "lua azul" com o significado de "raridade" é antiga e remonta à Inglaterra medieval. Por exemplo, em uma obra de William Barlow, o bispo de Chichester, o Tratado do Buryall of the Masse, de 1528, em que o autor incluiu uma referência sarcástica a uma lua azul (apud "The Phrase Finder").
Muitos não podem ouvir a expressão sem lembrar-se de uma melodia: "Blue Moon", de Richard Rodgers e Lorenz Hart, que é uma das canções com não raros intérpretes (Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Elvis Presley Elton John e outros).


Nenhum comentário: