13 maio, 2021

A Terra com os anéis de Saturno, desculpe o auê

Da próxima vez eu me mando
Que se dane meu jeito inseguro
Nosso amor vale tanto
Por você vou roubar os anéis de Saturno.
– Rita Lee e Roberto de Carvalho,

Dependendo de sua perspectiva, vivemos em um mundo grande ou em um mundo pequeno. Para os cientistas que estudam os muito pequenos, como os microbiologistas, nosso mundo é uma gigantesca placa de Petri repleta de inúmeros organismos.
Mas, para os cientistas que estudam os muito grandes, como os astrônomos, a Terra é minúscula ao nível do inimaginável quando comparada com o que mais existe: planetas, estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias.
Oferecendo uma perspectiva astronômica, John Brady produziu a imagem abaixo mostrando como a Terra ficaria com os anéis de Saturno:


Os anéis de Saturno, embora enormes, são muito tênues para serem vistos a partir da Terra a olho nu. O primeiro humano a observá-los foi Galileu Galilei em 1610, com seu telescópio caseiro, mas o renomado italiano morreu antes que ele pudesse determinar o que seriam. Então, 45 anos se passaram antes que o matemático holandês Christiaan Huygens sugerisse, pela primeira vez, que eram anéis em vez de planetas, como Galilei havia pensado inicialmente.
O sexto planeta do sol, Saturno, é famoso por exibir o maior, mais extenso e, sem dúvida, o mais bonito conjunto de anéis dentro do nosso sistema solar. Desde a descoberta de Galileu, os anéis de Saturno foram extensivamente rotulados, categorizados e estudados. Os astrônomos têm nomes para os anéis, bem como para as lacunas entre eles, alguns dos quais podem ser vistos no mapa rotulado abaixo (com os anéis mais próximos de Saturno na extrema esquerda):


Os anéis são feitos de partículas tão pequenas quanto pontuais e tão grandes quanto blocos de gelo (de que são realmente feitos). Apesar de mapear o sistema com detalhes incríveis, os cientistas não sabem ao certo como esse sistema espetacular de anéis se formou.

Extraído de: Crazy Image Shows How Tiny Earth Is Compared To Saturn's Rings, Business Insider
(http://twitter.com/Rainmaker1973/status/1265621357582319617)

13/05/2009 O sumiço dos anéis de Saturno

Nenhum comentário: