21 maio, 2021

Discurso sobre o método

De um  discurso de Sir Edward Victor Appleton, no Banquete Nobel de 1947:
Senhoras e senhores,
Vocês não devem superestimar os métodos científicos como irão aprender com esta história. É sobre um homem que começou uma investigação para descobrir por que as pessoas se embebedam. Acredito que esta história possa interessá-los aqui na Suécia.
Certa noite, esse homem ofereceu a alguns de seus amigos uma bebida composta por uma certa quantidade de uísque e uma certa quantidade de água com gás e, no devido tempo, observou os resultados. Na noite seguinte, deu aos mesmos amigos outro gole, de conhaque e água com gás na mesma proporção da noite anterior. E assim continuou por mais dois dias, mas com rum e água com gás e gim com água com gás. Os resultados eram sempre os mesmos.
Ele então aplicou o método científico, usou seu senso de lógica e tirou a única conclusão possível - que a causa da intoxicação deve ter sido a substância comum: ou seja, a água com gás!
É contado por Ronald Clark, que acrescenta:
Appleton ficou satisfeito, mas um pouco surpreso com o enorme sucesso da história. Só mais tarde ele soube que o príncipe herdeiro bebia apenas água com gás - "um daqueles bônus inesperados que até mesmo os indignos recebem da Providência, de vez em quando", como ele disse.

Nenhum comentário: