27 maio, 2021

Indez

É o ovo que se coloca no lugar em que se quer que a ave faça a postura. Pode ser ovo natural ou artificial. Coloca-se o indez para galinhas, capotes, canários e outras aves.


Segundo o Dicuonário Preliberam, "indez" tem como sinônimos "isca" e "chamariz".

No mercado pet, encontram-se os ovos indezes artificiais – comumente fabricados à base de plástico. Ovos indezes, são utilizados com o principal objetivo de fazer eclodir ao mesmo tempo todos os ovos naturais de uma matriz (fêmea responsável pela reprodução). Para utilizá-los é bem simples. Quando a ave botar o primeiro ovo, você o substitui no ninho pelo ovo indez, guardando o ovo fértil em um local apropriado. Na segunda postura, você substitui o segundo ovo fértil pelo segundo ovo indez, e assim sucessivamente. Quando acabar a postura, você deve retirar todos os ovos indezes do ninho, e colocar de volta  todos os ovos férteis. Dessa maneira, todos os ovos serão chocados simultaneamente, culminando com o nascimento dos filhotes na mesma data.
[http://blog.cobasi.com.br/reproducao/]

Eu não sei se vi, se ouvi ou se morei lá...
Comentando o "Indez", de Bartolomeu Campos de Queirós, alguém escreveu: "É realmente um ovo deixado no ninho para que a criação continue. Fazendo viva a poesia em um passeio mato adentro, com o coração em reza: São Bento da água benta! / Jesus Cristo no altar! / Arreda cobra, arreda bicho / Deixem o poeta passar".

Nenhum comentário: