23 maio, 2021

A arte de fazer perguntas

Ruy Castro, jornalista e escritor
Nas últimas semanas, recorri à minha já quase secular trajetória pela imprensa para cometer dois artigos ("Perguntas à queima-roupa", 7/5, e "Pequeno manual para a CPI", 12/5), em que tentei passar a possíveis interessados — os senadores da CPI da Covid, por exemplo — algumas dicas sobre como fazer perguntas. Afinal, é delas que vivem os jornalistas, e alguns tiveram a sorte de trabalhar em veículos em que a entrevista era uma grande atração.
Um deles, a antiga Playboy, cujas entrevistas passavam tal seriedade que mesmo os mais alérgicos a elas, como Frank Sinatra e Miles Davis, aceitaram concedê-las. A própria edição brasileira, em sua melhor fase, nos anos 80 e 90, entrevistou empresários, candidatos à Presidência e até suas maiores inimigas: as feministas. E por que eram tão boas as entrevistas de Playboy? Porque seus repórteres tinham cláusulas pétreas a seguir na elaboração da pauta e na sua aplicação. Eis algumas.
Preparar-se para a entrevista como se fosse a última que o sujeito daria em vida. Ler sobre ele para aprender tudo que se sabia a seu respeito, para perguntar justamente sobre o que não se sabia. Fazer uma pauta com centenas de perguntas, com perguntas alternativas entre uma e outra, como repique à pergunta anterior.
Nunca fazer duas perguntas ao mesmo tempo — faz-se a primeira e mantém-se a seguinte engatilhada. Ficar atento à resposta para possíveis buracos e ir a eles em seguida. Nunca cortar ou se intrometer numa resposta — afinal, o camarada está ali para falar. Em caso de súbito branco numa resposta, nunca tentar "ajudar" o entrevistado — ele que se obrigue a preenchê-lo e, ao fazer isso, dirá o que não queria.< br /> E, se o entrevistado mentir, nunca chamá-lo de mentiroso na lata, claro, mas fazer com que ele perceba logo que você não se deixou tapear. Afinal, os repórteres, ao contrário da CPI, não têm poder de prisão.
Grato a Jaime Nogueira pelo envio desta matéria.

Nenhum comentário: