01 maio, 2021

O experimento MOXIE

Além dos bons resultados com os voos do helicóptero Ingenuity, a missão Mars 2020 teve recentemente outro sucesso: com o experimento MOXIE, que o Perseverance fez a bordo, conseguindo produzir oxigênio em Marte. É um resultado muito relevante para a exploração do planeta vermelho.
O MOXIE (de Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um experimento de utilização de recursos de oxigênio em Marte, é um dispositivo de 15 quilos e 24 × 24 × 31 cm para captar a atmosfera de Marte, composta principalmente de CO2. Ele filtra, comprime, aquece e consegue separar o carbono do oxigênio. Para isso, usa uma célula eletrolisadora de óxido sólido.


Em seu primeiro teste, o MOXIE produziu 5 gramas de oxigênio; ele é projetado para produzir até 10 gramas por hora. Testes futuros verificarão seu funcionamento em diferentes condições atmosféricas e em diferentes temperaturas internas.
Estes 5 gramas de oxigênio são ridículos como dados frios, já que uma pessoa precisa respirar cerca de 850 gramas por dia. Mas estes 5 gramas foram produzidos em Marte, sem a necessidade de tirá-los da Terra. No futuro, versões maiores e mais capazes do MOXIE poderão gerar oxigênio para um grupo de pessoas que estejam na superfície do planeta vermelho. E oxigênio para a viagem de volta de seu foguete. Isso evitaria ter que enviar oxigênio da Terra, o que dá mais espaço para enviar outros tipos de cargas, e de cara possibilitará que permaneçam mais tempo por lá.
É verdade que isso, por enquanto, ainda pertence ao campo da ficção científica e que ainda faltam muitos detalhes para serem resolvidos antes que tal aconteça. Mas está se tornando menos ficção e mais ciência.

Nenhum comentário: