07 maio, 2021

Alguém tem que morrer, Baby

Quando você estiver lendo isso, alguém foi assassinado. Alguém, que esperou na fila da Mal-Wart, do Best Buy ou de alguma outra loja de departamentos, foi pisoteado, morto a tiros, esfaqueado, atropelado, atropelado no estacionamento, ou talvez até morrido de permanência na fila, simplesmente para ter alguma coisa. Mais coisas. Nunca tem coisas suficientes. Sempre há o desejo de ter mais coisas. Temos que ter mais objetos em nossas casas, e talvez então, talvez, encontremos a felicidade e seremos gratos por isso.
Mas, primeiro, alguém tem que morrer.
Estamos excluindo as pessoas na estrada checando seus telefones celulares, acelerando, bebendo, chapados e alimentados por pressa, raiva e desespero (Obrigado, Aimee!). As mortes no trânsito fora dos estacionamentos deixaremos como danos colaterais. Vamos excluir também aquelas pessoas que estão enchendo suas almas com pílulas e álcool barato, além de comer demais. Eles vão morrer mais devagar, talvez até anos depois, pois estamos falando de Black Friday, Baby, e alguém tem que morrer.
Pense no mundo, não, isso é impreciso, pense nos Estados Unidos, cinquenta anos atrás. Nem todo mundo tinha televisão e quase ninguém tinha mais de um aparelho. Cada casa podia ter um telefone. A maioria das famílias tinha um carro. Nunca havia mais de dois ou três canais na televisão. E todas as lojas ficavam fechadas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.
Mas agora todo mundo tem um telefone, e há duas ou três televisões em cada casa. Há dois ou três carros, e todo mundo tem que ter seu próprio som. Cada indivíduo se tornou seu próprio universo, seu próprio mundinho, com cada faixa em uma lista de reprodução específica em sua existência e cada toque no telefone exclusivamente para a pessoa que possui o dispositivo, que ninguém jamais utilizará.
Este é um sistema alimentado pelo desejo. O espaço vazio em nossas almas, onde antes havia interação entre as pessoas e, principalmente, entre as pessoas com quem nos importávamos, esse desapareceu há muito tempo. Desde que pessoas da mesma família assistem a diferentes televisões e, depois, não falam sobre o filme que acabaram de assistir, porque não estavam sintonizadas no mesmo canal.
Mais do que qualquer outra pessoa que você já conheceu, ou não, sou um produto desse sistema. Eu poderia passar semanas sem falar com outro ser humano e numa boa. Eu sou o cara que você leu sobre quem tinha todas as suas contas no pagamento automático e morreu há dez anos, mas ninguém sentiu falta dele. A menos que minha mãe me sobreviva, isso não está fora de questão. Em um céu cheio de estrelas, não importa quão próximas elas pareçam, a maioria fica a milhões de quilômetros de distância uma da outra.
A única coisa que posso lhe dizer agora é que estou me livrando das coisas. Estou doando coisas e jogando fora outras, e não importa para mim o que vai acontecer. Tudo tem que ir. Estou de volta ao Dog Rescue, ajudando com outras instituições de caridade e deixando meu telefone no caminhão com mais frequência agora. Ainda não gosto de pessoas, mas estou procurando por pessoas mais parecidas comigo e descobrindo que somos uma proporção maior da humanidade do que eu esperava.
Ele está morto, Jim. Aquela pessoa que queria mais coisas pela metade do preço foi chutada na cabeça por outra pessoa que queria coisas, e agora temos a contagem de corpos da Black Friday. É um número muito humano, com cada pessoa lá antes do amanhecer, deixando sua família para trás em mais de uma maneira - - por coisas.
Estou indo embora.
Se cuide, Mike
Friday Firesmith – Black Friday. Tradução: PGCS

Nenhum comentário: