20 maio, 2021

Comendo gelo

Um encontro no mar profundo entre um caranguejo e algumas bolhas de gás metano aparentemente apetitosas, documentado em vídeo:


(Agradecimentos a Improbable Research por chamar nossa atenção para isso.)

Durante um estudo do fundo do mar na costa de Vancouver, a equipe de ciência liderada pelo cientista Peter Brewer observou um caranguejo interagindo com o metano natural que estava borbulhando do fundo do mar. O hidrato de metano, um gelo sólido de metano, formou-se quando o caranguejo tentou comer as bolhas. Este vídeo ilustra também uma propriedade incomum do comportamento do gás hidrocarboneto sob pressão extrema e baixas temperaturas como as existentes no mar profundo.

Bônus
Tu tá comendo vidro?
Não, pai, eu tô chupando pedra d'água (2 X)
Joga essa peste fora, filho
Esse diabo dói o dente
Olha que eu fui pegar nela, filho
e minha mão ficou dormente.
Tu tá comendo vidro?
Não, pai, eu tô chupando pedra d'água (2 X)
Botei ela dentro do saco, filho
e guardei que ninguém viu
molhou a farinha toda, filho
fez o trabalho e fugiu.
Chupando gelo, c/ Jorge Aragão

Nenhum comentário: