29 maio, 2021

Urso de pelúcia

Em 1902 o Presidente Theodore Roosevelt foi a uma caçada de ursos no Mississipi. Por causa de incêndios na floresta, os batedores logo acharam um urso jovem assustado e o cercaram. Mas Roosevelt recusou-se a atirar no animal, por considerar uma atitude pouco esportiva, além de indigna a um verdadeiro caçador. E ordenou que deixassem o urso ir embora. 
O incidente gerou atenção nacional e foi retratado em um cartoon político popular por Clifford Berryman. De acordo com algumas fontes, o cartoon do jornal, intitulado "Drawing the Line in Mississippi", era uma referência não apenas à recusa de Roosevelt em atirar no animal (que era pardo), mas também ao modo como lidou com uma disputa de fronteira entre o Mississippi e a Louisiana. Outras fontes sugeriram que o cartoon era um comentário sobre a posição progressista do presidente sobre as relações raciais.
Seja como for, a imprensa deu uma cobertura muito grande sobre o episódio e várias reportagens e cartoons foram publicados. Um empreendedor de Nova Iorque chamado Morris Michtom fez um bonequinho do urso, e o apelidou de "Teddy Bear" (apelido de Theodore) - com a aprovação do Presidente.



Nenhum comentário: