02 março, 2021

Mamônicos

Bom para publicação em 02/03/2021 - 25 anos depois de uma tragédia que provocou comoção nacional.
Um vídeo do Eduardo Bueno, o biógrafo oficial dos Mamonas Assassinas:


Mamonas Assassinas, anteriormente chamada de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1989. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode romântico, forró, música mexicana e vira. O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, (*) lançado em junho de 1995, vendeu mais de 1 milhão 800 mil cópias no Brasil. Com um sucesso "meteórico", a carreira da banda (sob o nome Mamonas Assassinas) durou um ano e meio, de outubro de 1994 a 2 de março de 1996, quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal sobre a Serra da Cantareira, o que ocasionou a morte de todos os seus integrantes.

(*) Em 1995, meu filho Érico, aos 10 anos, provou em família que sabia de cor as canções desse álbum. Todas, menos uma (que ele substituiu por um "larilá", pois se tratava de uma faixa instrumental). A um olhar ligeiro, suas músicas pareciam preconceituosas, mas, a um olhar mais atento, elas debochavam dos preconceitos. Lembram o South Park, como alguém já observou.

=====================================================================

Curiosidade - Dois carros fizeram parte da trajetória da banda: a Brasília e a Kombi, ambas da Volkswagen. Nesse sentido, o logo da banda, que consiste nas letras MA, é uma homenagem à montadora. Eles, basicamente, inverteram o VW original e cortaram o traço da letra A.

Nenhum comentário: