12 março, 2021

Aibofobia

Palíndromo. Diz-se de palavras, números ou frases que se podem ler indiferentemente da esquerda para a direita e vice-versa, sempre com o mesmo sentido. Exemplos:
«osso»
«63736»
«orava o avaro»
Os psiquiatras, que criam nomes para todas as fobias, também inventaram um nome para a doença do palindrômico «Sr. Arars». É «aibofobia», um belo palíndromo de nove letras com o qual eles classificam... os portadores do medo irracional aos palíndromos.
Em nossa língua, as palavras que formam palíndromos em geral apresentam de três a seis letras. Com sete letras, existem poucas: «sopapos», «anilina», «reviver»... Com nove letras, somente «aibofobia», acho.
No inglês e no francês, que dispõem do "ph etimológico", eles escrevem «aibohphobia», um belíssimo palíndromo de onze letras. No entanto, podemos igualar essa marca com o superlativo absoluto sintético de "omisso" (que nem palíndromo é), já que «omissíssimo» também apresenta onze letras.
Fiquem atentos, pois, a este desabafo de um lhano falante de castelhano:
Es muy curioso que una lengua tan rica como la española, tenga apenas unas pocas decenas de voces palindrómicas. Pero aquí, como en otras muchas categorías ludolingüísticas, vencen claramente las lenguas aglutinantes, como el finlandés, que permite crear palíndromos de 19 letras («saippuakivikauppias», vendedor de esteatita 1) o el holandés, que permite crear palíndromos de 23 letras («koortsmeetsysteemstrook», raya del termómetro 2).
1 vendedor de pedra-sabão
2 faixa do termômetro

Falei «megabobagem»?

Nenhum comentário: