22 março, 2021

O mito da estupidez juvenil de Einstein

No final do século 20, a revista Time escolheu Albert Einstein como "Homem do Século". Albert Einstein, nascido na cidade de Ulm, Alemanha, em 14 de março de 1879, é realmente conhecido como um dos cientistas mais geniais de sua época. Einstein ganhou muitos prêmios por seu trabalho científico, incluindo o Prêmio Nobel de Física de 1921.
Por outro lado, muitos acreditam que Einstein era um garoto estúpido na escola. Em qualquer artigo que lista todos os idiotas que tiveram sucesso, é quase certo que o nome de Einstein esteja incluído. Para não esquecer: os motivadores em seus seminários motivacionais também costumam alegar que Einstein era um aluno retardado.
Na verdade, Einstein não era nada disso, pelo contrário, era conhecido como um aluno inteligente e talentoso, principalmente nas áreas da Matemática e da Física.
Um ano depois de seu nascimento, os pais de Einstein decidiram se mudar da cidade de Ulm para Munique, na Alemanha. Aos 7 anos, Einstein começou a estudar. Na idade de 9, ele entrou no Luitpold-Gymnasium. Aos 12 anos começou a estudar cálculo, o que é bastante incomum porque, em geral, as crianças na Alemanha começam a aprender cálculo aos 15 anos. Einstein se interessou muito por ciências exatas, principalmente Física e Matemática e sempre tirou boas notas nas duas disciplinas.
Como o sistema educacional alemão do século 19 era muito rígido e estrito, ele quase nunca teve a oportunidade de desenvolver qualquer um de seus outros talentos em campos não exatos (como história, línguas, música, geografia etc.).
Em 1895, Einstein fez o exame de admissão na prestigiosa Swiss Federal Polytechnic, em Zurique, Suíça. Einstein tinha 16 anos na época, dois anos mais jovem do que a idade média dos outros examinandos. Einstein tirou notas muito boas nos exames de Matemática e Física, mas foi reprovado nas áreas não exatas, principalmente em francês, por isso não foi aceito na escola. 
Depois de ser reprovado no exame, a conselho da direção da Politécnica Federal, Einstein continuou seus estudos na Escola Cantonal Aargau, em Aarau, Suíça. Nesta escola, Einstein foi estudioso e também tirou boas notas. E, no ano seguinte, ele tentou novamente o vestibular da Escola Politécnica Federal, e dessa vez foi aprovado.
O mito de que ele era estúpido inicia-se provavelmente nessa reprovação de Einstein nos exames de admissão na Politécnica Federal, o que na verdade não é algo fora do comum (aqueles de vocês que foram reprovados no exame de um ITA no primeiro ano e só foram aprovados no ano seguinte podem entender o que quero dizer).
Mas, o mais importante para o surgimento desse mito foi causado por diferenças no sistema de notas que se aplica às escolas na Alemanha e na Suíça. Em ambos os países, as pontuações dos alunos são medidas nos números de 1 a 6, mas na ordem inversa. Na Alemanha, a pontuação 1 é a pontuação mais alta (excelente) e a pontuação 6 é a pontuação mais baixa. Enquanto isso, na Suíça, por outro lado, o valor de 1 é o valor mais baixo e o valor de 6 é o mais alto.
E o boletim final das notas de Albert Einstein na Escola Cantonal (imagem) mostra que ele pontua principalmente em torno dos 5 e 6 pontos, que é uma pontuação alta. Se você olhar para o padrão de valores usados ​​na Alemanha (porque Albert Einstein era alemão), não é surpreendente que ele foi considerado um fracasso, porque na Alemanha, o 6 é o valor mais baixo.

Nenhum comentário: