01 março, 2021

Bandeira da Califórnia

Por que está escrito CALIFORNIA REPUBLIC na bandeira do Estado da Califórnia?
Um velho truque ianque. A Califórnia era uma das províncias do México. Os ianques chegaram lá, declararam a independência e aderiram aos Estados Unidos da América.
Datas
• 14 de Junho de 1846: Independência do México
• 9 de Julho de 1846: Adesão aos Estados Unidos da América
Ao final da guerra Mexicano-Americana (1846 - 1848), o México foi obrigado a ceder grandes regiões do norte do país para os Estados Unidos. As regiões conquistadas compreendem inteiramente os atuais estados de Califórnia, Nevada, Texas e Utah, inteiramente o Estado de Novo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming.

"Pobre do México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos."

O conflito foi um dos grandes fatores que precipitaram a Guerra Civil dos Estados Unidos. A constituição mexicana não admitia escravidão. Portanto, os novos territórios incorporados aos Estados Unidos eram estados livres. Isso perturbou o frágil equilíbrio de poder existente no congresso entre os estados escravagistas e os livres, e foi um dos fatores determinantes que impulsionaram o sul dos EUA para a sua frustrada busca da independência.

Bandeira atual do Estado da Califórnia, EUA

I TOOK PANAMA
Assisti a essa peça de teatro em Bogotá, Colômbia, no ano de 1975. Tinha como enredo a intervenção militar de Roosevelt em apoio aos rebeldes panamenhos em sua revolta contra os senhores colombianos. Por haver ajudado o Panamá a tornar-se independente da Colômbia (3 de novembro de 1903), os EUA receberam concessões financeiras e jurídicas importantes em suas negociações para a construção, a manutenção e a exploração comercial do Canal.
http://blogdopg.blogspot.com/2014/03/o-beijo-dos-oceanos.html
http://blogdopg.blogspot.com/2019/02/roosevelt-e-o-canal-do-panama.html

Nenhum comentário: