07 março, 2021

Consciência cósmica

Não somos "fragmentos de vida espalhados por um mar infinito de substâncias não vivas", mas "fragmentos de morte relativa em um oceano infinito de vida".

O resultado líquido (da obtenção da consciência cósmica), previa Maurice Bucke (1837 - 1902), será nada menos do que uma revolução da alma humana. Enquanto os seres humanos permanecerão resolutamente espirituais, esta revolução seria baseada na dissolução da religião organizada:
"A religião… não depende da tradição. Não será acreditada e desacreditada. Não fará parte da vida, pertencendo a certas horas, tempos, ocasiões. Não estará nos livros sagrados nem na boca dos sacerdotes. Não habitará em igrejas e reuniões. Sua vida não consistirá em orações, hinos ou discursos. Não vai depender de revelações especiais, das palavras dos deuses que desceram para ensinar, nem de qualquer bíblia ou Bíblia. Não terá a missão de salvar os homens de seus pecados ou assegurar-lhes a entrada no céu. Não ensinará uma imortalidade futura nem glórias futuras, pois a imortalidade e toda a glória existirão aqui e agora. A evidência da imortalidade viverá em cada coração como visão em cada olho."

VÍDEO. Uma viagem cósmica deslumbrante entre o Universo e o elemento básico da matéria – com conexão em Louise, no Vale do Silício.

Nenhum comentário: