13 março, 2021

KISS: roupas e maquiagem

Qualquer grupo que consiga manter seu poder de permanência cultural por quase cinquenta anos precisa de um truque. Os Beatles tinham o talento musical e os Rolling Stones continuam enchendo os estádios com sua capacidade de reanimar Keith Richards quimicamente, mas o KISS escolheu a iconografia.
Sua maquiagem se tornou mais famosa do que os músicos que a usam, o que causou certa confusão. Um contingente do público apontou o visual do KISS como um indicador do pacto da banda com forças sombrias e sobrenaturais, apesar das contribuições do grupo para várias instituições de caridade e das fortes críticas da banda a fantasmas de parques de diversões.
Então, qual é a verdadeira história por trás dos galões de tinta facial que mantiveram o KISS em destaque ao longo dos anos?
Como conta Gene Simmons, a coisa toda se resumiu ao machismo. Numa entrevista desenterrada pelo Yahoo News, o baixista e magnata do KISS coloca o grupo na cena do glam rock dos anos 70.
"Ao mesmo tempo em que estávamos surgindo em NY, via-se uma cena de muito brilho, onde os meninos agiam basicamente como meninas ... todos, meninos magros, meninos sem pelos. Bem, estávamos mais para jogadores de futebol ... todos de nós tínhamos mais de um metro e oitenta de altura, e isso simplesmente não era convincente. Nas primeiras fotos que tiramos quando a banda se formou, parecíamos drag queens."
Então, os membros do KISS fizeram o que qualquer um faz quando quer se distanciar da cena drag: eles acrescentaram um monte de maquiagem e "strass". (*)
Referindo-se a como teria sido mais fácil para o grupo subir ao palco de jeans e camisetas, Simmons afirmou "... simplesmente não seríamos nós. Subir no palco era quase um lugar sagrado para nós, como em uma igreja. Fazer isso com um look de vagabundo não era minha ideia a respeito. E foi aí que a maquiagem e as roupas entraram."


Leia mais: http://www.grunge.com/198449/the-real-reason-kiss-started-wearing-makeup

(*) O nome "strass" surgiu em 1775, quando o joalheiro George Friedrich Strass descobriu um processo para imitar o brilho de diamantes usando pó de metal.

Nenhum comentário: