29 março, 2021

Adam Rainer, o homem que foi anão e gigante

Adam Rainer (1899 - 4 de março de 1950) nasceu em Graz, Áustria-Hungria.
Em 1920, quando completou 21 anos, ele tinha apenas 1,18 m de altura. Os médicos o classificaram como um anão.
Mas, em seus vinte e poucos anos, Rainer experimentou um surto de crescimento surpreendente e, aos 32 anos, sua estatura extraordinariamente baixa havia aumentado para uma estatura invulgarmente alta, de 2,18 m. Tendo apresentado a incrível taxa de crescimento de cerca de 5 cm ao ano!
Em 1930, quando Rainer tinha 31 anos, um cirurgião colocou-o sob anestesia local e inseriu instrumentos no nariz para obter acesso à hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. O cirurgião encontrou e retirou um adenoma eosinofílico, um tumor benigno que produzia hormônio do crescimento em excesso.
O procedimento cirúrgico desacelerou o crescimento de Rainer, mas muitos danos já lhe tinham sido causados. Como resultado do gigantismo, tornou-se acamado para o resto de sua vida. Ele não tinha um sistema musculo-esquelético para dar sustentação ao corpo.
À época de sua morte, Rainer media 2,34 m de altura - quase duas vezes a altura que ele tinha aos 21 anos! Apesar de ter sido um dos homens mais baixos da Áustria, ele se tornou o mais alto do seu país.
Adam Rainer foi anão e gigante (em tempos diferentes).

http://www.damninteresting.com/nugget/the-man-who-was-a-dwarf-and-a-giant/
(acrescentar à nota "Gigantes e Anões"do Preblog)

Nenhum comentário: