22 fevereiro, 2021

O "milho estourado" de Quadequina

Para 22/02/2021
Neste dia de 1630, a pipoca foi apresentada aos colonos ingleses de Massachusetts por Quadequina (não confundir com Cauda Equina), irmão do cacique iroquês Massasoit. Como contribuição para o jantar de Ação de Graças, Quadequina trouxe um saco de pele de camurça contendo vários alqueires de "milho estourado".


A pipoca é um lanche feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca (Zea mays everta), que estoura quando aquecido. Ao aquecer de maneira rápida os grãos desse milho (que são menores do que os grãos do milho comum), sua umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras.
Os nativos americanos cultivaram o milho-pipoca por mais de mil anos antes da chegada dos exploradores europeus. Em 1964, pesquisadores cavando no sul do México descobriram uma pequena espiga desse tipo de milho, com 7.000 anos de idade.
O Brasil é o segundo maior produtor de milho-pipoca do mundo. Boa parte da produção, cerca de 220 mil toneladas, fica no próprio país, para consumo interno. A outra parte é exportada. O cultivo é concentrado na região da Chapada dos Parecis, oeste de Mato Grosso.
Fontes
Kane, Famous First Facts, p. 481
http://twitter.com/i/web/status/1099034988979372032
http://blogdopg.blogspot.com/2018/03/pipocando.html
http://revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário: