26 fevereiro, 2021

As regras do boxe

O boxeador inglês John "Jack" Broughton (1704 - 1789) foi o primeiro a codificar um conjunto de regras a serem usadas no boxe. Antes dele, as "regras" existentes eram muito vagas e tendiam a variar de competição para competição. Em 1743, Broughton traçou um conjunto de sete regras de como o esporte seria conduzido em seu anfiteatro (o maior e mais influente na época).


As regras (imagem) de Broughton foram amplamente aplicadas no boxe por quase um século. Estipulavam, por exemplo, que uma rodada (round) duraria até que um lutador caísse e que deveria haver um intervalo de 30 segundos entre as rodadas. Em 1838, elas foram substituídas pelas regras do London Prize Ring, que continham os fundamentos do esporte que se tornaria o boxe. E, na década de 1860, estas últimas evoluíram para as regras do Marquês de Queensberry, em que foram incluídas as regras do boxe moderno.
Antes do bom e velho Marquês de Queensbury chegar com seus rounds de 3 minutos (na verdade, ele não escreveu suas regras, apenas colocou seu nome nelas) as lutas de boxe eram muito mais brutais. Em vez de o lutador ter intervalos regulares para a recuperação, uma rodada só terminava ao acontecer um knockdown.

Nenhum comentário: