27 fevereiro, 2021

Análise de risco

Desde 1995, a Sociedade de Atuários realiza regularmente uma competição de ficção especulativa.
Aqui está um trecho de "The Temple of Screens", de Nate Worrell, reconhecido em 2019 por descrever a "carreira atuarial mais inovadora do futuro":
"Desde que os seres humanos começaram a ter consciência do futuro, queríamos explorá-lo. Jogamos búzios, inspecionamos folhas de chá, seguramos as entranhas de animais em nossas mãos para tentarmos extrair algum conhecimento de nosso destino. Algumas de nossas histórias tentam nos mostrar que, como Édipo, não podemos mudar nosso destino. Em outras histórias, encontramos uma saída, temos o poder de escolha, pelo menos até certo ponto. Mas, em qualquer caso, conhecer nosso futuro muda a forma como agimos. Agora que você viu seus possíveis futuros, eles estão contaminados. Se você voltasse, todos eles mudariam, refletindo que você tinha algum conhecimento. O algoritmo realocaria um novo conjunto de pesos para suas tendências, aumentando alguns comportamentos e diminuindo outros."
Uma onda de raiva passa por mim e eu me levanto e começo a andar.
- Então, de que adianta isso?
"Para ajudá-lo a abraçar o que é possível, para chegar a um acordo com isso. Você veio aqui porque temia um certo futuro, que esperava evitar de alguma forma. Não podemos lutar ou fugir do futuro, seja ele qual for. Mas podemos encontrar serenidade em qualquer um de nossos futuros, se assim o desejarmos."
MetaFilter tem uma página sobre as competições anteriores.

http://www.futilitycloset.com/2020/09/13/risk-analysis

Nenhum comentário: