25 fevereiro, 2021

Qual é a cidade mais antiga do mundo?

Primeiros pontos urbanos
Mesmo quando os estudiosos concordam sobre os critérios para a definição de cidade, surgem complicações ao tentar datar o surgimento de cidades baseadas em ruínas arqueológicas. A maioria das cidades antigas cresceu gradualmente a partir de cidades mais humildes, fundadas muito antes. Esse longo período de urbanização muitas vezes se sobrepõe em vários locais de uma determinada região - tornando difícil dizer qual das primeiras cidades merece o título de primeira do mundo.
Em vez de "brigar" pela primeira cidade, é mais interessante e produtivo para os pesquisadores investigarem esses períodos de urbanização. Por que os povos antigos abandonaram seus modos rurais ou nômades para se aglomerarem nessas cidades moderníssimas e densamente povoadas?
O processo se desenrolou em diferentes regiões em momentos diferentes. As cidades começaram a surgir no Vale do Indo, no atual Paquistão e Índia, há cerca de 4.000 anos; na China, cerca de 3.000 anos atrás; e, na América Central, entre os séculos 1 a.C. e 1 d.C.
Mas a primeira região de urbanização foi o Oriente Médio com a antiga Mesopotâmia. Cerca de 10.000 anos atrás, logo após o início da agricultura ali, o local de Jericó na Cisjordânia atual apresentava enormes muros de pedra, cercando um assentamento com 2.000 a 3.000 residentes. Há 9.000 anos, Çatalhöyük, localizada na atual Turquia, provavelmente mantinha vários milhares de pessoas em casas feitas de tijolos de barro e gesso. Sem ruas no nível do solo entre elas, as pessoas se moviam nos telhados e entravam nas casas por meio de escadas através de buracos no teto. Embora esses assentamentos fossem excepcionalmente grandes para a época, eles aparentemente careciam de outras características de cidade.
Na Mesopotâmia, as primeiras cidades verdadeiras parecem ter surgido alguns milênios depois, entre 5.500 e 3.800 a.C., durante a Idade do Bronze. Entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque, o local de Uruk emergiu como o centro político, cultural e religioso de seus 40.000 residentes, bem como das pessoas nas terras vizinhas. Tell Brak, ao norte da Síria, provavelmente alcançou igual proeminência na mesma época. Apresentava monumentos seculares e religiosos, oficinas industriais e produtos de prestígio importados da região metropolitana.
Hoje, essas duas cidades de vanguarda estão em ruínas - grandes montes empoeirados, que os arqueólogos continuam a escavar e investigar. Durante a Idade do Bronze, outras cidades mesopotâmicas apareceram logo depois de Uruk e Tell Brak, incluindo algumas continuamente ocupadas até hoje, como Damasco e Jerusalém. O que levanta outra questão: o título de "cidade mais antiga" deve ir para os primeiros pontos urbanos ou para os que duram mais tempo?

Extraído de: Which ancient city is considered the oldest in the world?, por Briget Alex. In: DISCOVER

Nenhum comentário: