04 fevereiro, 2021

Borboletas, abelhas e "lágrimas de crocodilo"

Quando o biólogo costarriquenho Carlos de la Rosa observou uma borboleta e uma abelha simultaneamente bebendo lágrimas de um crocodilo, não sabia bem o que estava acontecendo.
Perplexo, ele começou a olhar para o assunto e descobriu que vários desses eventos haviam sido registrados ao redor do mundo por cientistas, turistas e fotógrafos. O próprio De la Rosa tinha visto traças beberem lágrimas de tartaruga na Amazônia, e outros relataram que borboletas e abelhas bebiam lágrimas de outros tipos de répteis.
Mas, por que isso acontece?
Segundo o biólogo, essas lágrimas devem conter recursos minerais valiosos como o sal. As borboletas, ressalta, são conhecidas por beberem de poças enlameadas e ricas em nutrientes. Embora o sal seja abundante no oceano, pode o cloreto de sódio (nome químico do sal) ser um recurso raro e valioso em terra.
Sobre as "lágrimas de crocodilo":
Quando alguém finge tristeza, "chora lágrimas de crocodilo". Esta é uma frase que vem de um antigo mito, a de que os répteis choram enquanto comem suas presas. Um pesquisador da Universidade da Flórida concluiu que os crocodilos realmente vertem lágrimas durante o banquete – mas por razões fisiológicas, e não por se encontrarem possuídos de um vulgarmente suposto remorso reptiliano.
Os cientistas não têm certeza se os répteis se beneficiam de alguma forma com esse fuzuê das borboletas e abelhas. Eles podem simplesmente permitir que os insetos bebam as lágrimas porque não se importam. Ou, então, porque não conseguem facilmente afastá-los.

Nenhum comentário: