26 novembro, 2013

Comunicação rápida

Durante uma das muitas revoltas do século XIX, em Paris, o comandante de um destacamento do exército recebeu ordens para evacuar uma praça da cidade, disparando contra a ralé.
Ele ordenou a seus soldados que ocupassem posições de tiro com os rifles apontados para a multidão.
Um silêncio medonho se fez presente, e  ele, sacando a espada, gritou em plenos pulmões:
"Mesdames et Messieurs, tenho ordens para disparar contra a ralé . Mas como eu vejo um grande número de honestos e respeitáveis cidadãos à minha frente, eu peço que vocês se retirem para que eu possa atirar com toda segurança nessa ralé."
A praça ficou vazia em poucos minutos.
Paul Watzlawick, Change: Principles of Problem Formation and Problem Resolution, 1974

Paul Watzlawick (Villach, 1921 — Palo Alto, 2007) foi um dos mais notáveis teóricos da Teoria da Comunicação. Segundo ele, existem 5 axiomas na comunicação entre dois indivíduos. Se um destes axiomas por alguma razão não funcionar a comunicação pode falhar.
É impossível não se comunicar. Todo comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento ("não-comportamento" ou "anticomportamento"), também não existe "não-comunicação". Então, é impossível não se comunicar.
Toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação. Isto significa que toda a comunicação tem, além do significado das palavras, mais informações. Essas informações são a forma de o comunicador dar a entender a relação que tem com o receptor da informação.
A natureza de uma relação depende da pontuação das sequências comunicacionais entre os comunicantes. Tanto o emissor como o receptor da comunicação estruturam essa comunicação de forma diferente e, dessa forma, interpretam o seu próprio comportamento durante a comunicação dependendo da reação do outro.
Os seres humanos comunicam de forma digital e analógica. Para além das próprias palavras, e do que é dito (comunicação digital), a forma como é dito (a linguagem corporal, a gestão dos silêncios, as onomatopeias) também desempenham uma enorme importância - comunicação analógica.
As permutas comunicacionais são simétricas ou complementares, segundo se baseiem na igualdade ou na diferença. WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: