12 novembro, 2013

Baratas espiãs

Baratas. Elas podem sobreviver a um holocausto nuclear.
Agora, descobre-se que há uma nova tarefa para elas quando forem invadir sua casa.
Pesquisadores da NC State University conseguiram, com sucesso, guiar uma barata usando o sensor Kinect. Sim, usando este sensor, eles foram literalmente capazes de substituir a vontade do inseto, ditando-lhe a direção que deveria tomar.
"Nosso objetivo é orientar essas baratas da forma mais eficiente possível, e o nosso trabalho com o Kinect está nos ajudando a fazer isso", diz o Dr. Alper Bozkurt, da NCSU. "Queremos construir um programa que, incorporando técnicas de mapeamento e de frequência de rádio, nos permita utilizar um pequeno grupo de baratas para explorar e mapear os locais de desastres", acrescenta Bozkurt. "O programa controlaria a movimentação das baratas, e assim teremos uma visão abrangente da situação sobre as rotas mais eficientes para as equipes de resgate."
Com essa tecnologia, é quase certo que nada sairá pela culatra. Os pesquisadores preveem a possibilidade de colocar microfones no tórax das baratas e enviá-las para as áreas de resgate (e de espionagem, por que não?).
A NSA (*) teve o que chamamos de um mês difícil, perdendo uma grande dose de confiança do público, depois que o denunciante Edward Snowden arejou um pouco a sua roupa suja. Novos tempos chegam para a Agência.
Assista ao vídeo abaixo e deixe que seus instintos decidam por você.

ch

(*) Saiba como recuperar um e-mail excluído com a ajuda da NSA.

15/11/2013 - Inserção de link para um vídeo
Nelson Cunha sugeriu-me assistir a este vídeo do Olhar Digital. Mostra uma experiência desenvolvida no MIT, segundo a qual os movimentos de uma pessoa podem ser reconhecidos em um local e replicados em outro. A experiência usa também a tecnologia do sensor Kinect.

Nenhum comentário: