01 novembro, 2013

Bibendum

Nós todos o conhecemos como o boneco da Michelin. Com 107 anos de idade (a Michelin, por sinal, é uma das mais antigas marcas do mundo), é hora de todos nós sabermos o seu verdadeiro nome: Bibendum, ou Bib, para simplificar.
Em 1889, os fundadores da empresa de pneus Michelin, os irmãos Edouard e André Michelin, notaram que uma pilha de pneus de bicicleta parecia a figura de um homem (o que faltava era de um par de braços). Anos mais tarde, um cartunista francês chamado Marius Rossillon (popularmente conhecido como O'Galop) mostrou aos irmãos a imagem de um rei a brindar uma bebida, num cartaz que ele tinha criado para uma cervejaria local.
Nunc est bibendum (Agora é que se deve beber), dizia o rei.
Eles, imediatamente, pediram ao cartunista que substituísse a imagem do rei pela imagem de um boneco feito de pneus. O'Galop então veio com o cartaz abaixo, mostrando Bibendum ladeado por dois raquíticos concorrentes da estrada, com esta mensagem (traduzida):
"Agora é que se deve beber!... Isso quer dizer: À saúde. O pneu Michelin 'bebe' o obstáculo!"


Espere, diz você. Se Bibendum é feito de pneus, então por que ele é branco e não preto? Isso porque, naquela época, os pneus eram brancos. Somente no início do século 20 é que o carbono (que confere a cor preta aos pneus) passou a ser adicionado à borracha de que eles são feitos.


Nunc est bibendum, "Agora é que se deve beber". Tradução das palavras iniciais de um poema de Alceu, em que este festeja a morte de Mirsilo, tirano de Lesbo. Retomadas por Horácio (Odes, Livro I, 37, 1), partidário de Otaviano, depois da batalha de Áccio em que este derrotou Antônio. Apud Paulo Rónai, in: Não Perca o seu Latim, 3.ª edição.

21/12/2013 - Atualizando a postagem com fotografias históricas do boneco da Michelin
LINK

Nenhum comentário: