15 novembro, 2013

Vela de libra

Conforme o Dicionário Aurélio, libra entre outras coisas, significa medida de massa igual a 0,4535923 Kg. Uma vela de libra deveria pesar então quase meio quilo. Com certeza era muito cara e deveria ser tratada com cuidado. Daí ser tratado à vela de libra significar ser tratado como um rei.
"... como ia muito bem recomendado ao capitão do navio, fui sempre tratado à vela de libra."J.Simões Lopes Neto, Casos do Romualdo. Excelente escritor gaucho, (1865-1916), dedicado a narrativas que espelham a linguagem e as tradições gaúchas.
Esta expressão foi usada em "Lisbela e o Prisioneiro" (o melhor filme que estes olhos que a terra há de comer já viram). Frederico Evandro, o personagem de Marco Nanini na história, era apelidado de "Vela de libra" porque, a cada pessoa que ele matava, acendia uma vela dessas pela alma do finado.

Vídeo 


A propósito (1)
Esta vela (►) queima três centímetros de cera por hora e pode queimar por 144 horas seguidas! É apenas uma daquelas coisas de que não preciso, mas que realmente, realmente eu quero!

A propósito (2)
Esta vela (▼) deve ser a mãe de todas as velas.Pense em usá-la em seu próximo aniversário.
A propósito (3)
"Uma vela não perde sua chama por acender outra." - Anônimo

2 comentários:

Unknown disse...

Muito esclarecedor! Há tempos que procurava o significado desta expressão. Parabéns amigo.

Unknown disse...

Valeu pela explicação, esse é um dos melhores filmes que eu já vi tbm