28 junho, 2021

Pino quadrado em buraco redondo

Os cientistas vinham se intrigando há décadas sobre como o wombat (um marsupial australiano chamado de vombate no Brasil) faz cocô sob a forma de  pequenos cubos, em vez de cilindros cônicos como quase todos os outros animais. De acordo com um novo artigo publicado na revista Soft Matter, o segredo está no intestino, que possui diversas regiões rígidas e moles que servem para moldar as fezes durante o processo digestivo. Descobertas preliminares anteriores do mesmo grupo fizeram com que ganhassem o Prêmio Ig Nobel de Física de 2019.


"Os wombats são conhecidos por produzirem cocôs em forma distinta de cubos. Essa capacidade de formar fezes relativamente uniformes e bem cortadas é única no reino animal", disse o ecologista de vida selvagem da Universidade da Tasmânia, Scott Carver, coautor do artigo . "Eles colocam essas fezes em pontos proeminentes em sua área de vida, como ao redor de uma pedra ou um tronco, para se comunicarem. Nossa pesquisa descobriu que esses cubos são formados nas últimas seções do intestino - o que finalmente prova que um pino quadrado pode realmente caber em um orifício redondo."
O zoólogo Eric Guiler observou pela primeira vez a forma incomum de fezes de wombats em 1960 e, até hoje, os wombats são os únicos animais conhecidos por produziram excrementos de seis lados. É um dos vários exemplos de formação de padrões que ocorrem naturalmente, como as colunas da Calçada dos Gigantes da Irlanda (formadas por lava em resfriamento), ou como membranas vibratórias podem fazer grãos de areia formarem as figuras de Chladni. Mas as formas de cubo que ocorrem naturalmente são extremamente raras. O wombat australiano (Vombatus ursinus) pode bombear até 100 excrementos em forma de cubo por dia.

Via Ars Tecnica

N. do E.
Um pino redondo em um buraco quadrado ou um pino quadrado em um buraco redondo? O que se encaixa melhor?

Nenhum comentário: