27 junho, 2021

Pot-pourris, medleys, por aí...

Pot-pourri (em francês, literalmente "vaso podre") é um termo originalmente utilizado para fazer referência a um jarro com uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias utilizada para perfumar o ar. Por generalização, a expressão passou a significar qualquer conjunto heterogêneo de coisas, como por exemplo um pot-pourri de canções.
Um pot-pourri é um modo de executar várias músicas em uma única faixa, tocadas uma após a outra, às vezes sobrepostas. São comuns na música popular, e a maior parte são canções e não uma peça musical.
O termo pot-pourri (pronunciado "popurri") existe desde o início do século XVIII. O primeiro registo conhecido da aplicação desta expressão data de 1711, ano em que Christophe Ballard (1641–1715), um editor de música francês, a utilizou numa coletânea de peças que editou. Durante o século XVIII, a expressão foi utilizada na França para coletâneas de canções, com uma temática associada, que por vezes eram apresentadas em palco. Posteriormente, o termo foi também utilizado em coletâneas de música instrumentais
Pot-pourris são encontrados em vários álbuns de músicas, tais como:

*Abbey Road (The Beatles) - O álbum, muito elogiado pela crítica e pelo público, contém um dos medleys (em inglês, medleys equivalem a pot-pourris) mais conhecidos da história da música; ele junta oito canções, que ocupam praticamente todo o segundo lado do disco. As músicas são: You Never Give Me Your Money ~ Sun King ~ Mean Mr. Mustard ~ Polythene Pam ~ She Came in Through the Bathroom Window ~ Golden Slumbers ~ Carry That Weight ~ The End.
http://youtu.be/dcv1EFoaX-8

*Dois na Bossa (Elis Regina, Jair Rodrigues e Jongo Trio) - Gravado ao vivo no Teatro Paramount (SP), em 1965, o álbum inclui o mais famoso pot-pourri da MPB: O morro não tem vez ~ Feio não é bonito ~ Samba do carioca ~ Esse mundo é meu ~ A felicidade ~ Samba de negro ~ Vou andar por aí ~ O sol nascerá ~ Diz que fui por aí ~ Acender as velas ~ A voz do morro ~ O morro não tem vez.
http://youtu.be/IqzePupUisQ

*Toquinho e MPB4 (vídeo) - Com as seguintes canções: Como dizia o poeta ~ Testamento ~ Para viver um grande.amor ~ Morena flor ~ Meu pai Oxalá ~ Maria vai com as outras ~ O Bem-Amado ~ Regra três.
http://youtu.be/odt7lxraM_4


*POLÊMICA. Ataulfo Alves x Carmen Costa
http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/12/polemica-ataulfo-alves-x-carmen-costa.html

*POLÊMICA. Noel Rosa x Wilson Batista
http://blogdopg.blogspot.com.br/2017/02/polemica-noel-rosa-x-wilson-batista.html
http://blogdopg.blogspot.com.br/2017/02/antonio-nassara.html

Nenhum comentário: