06 junho, 2021

O declínio profissional

Veja Charles Darwin, que tinha apenas 22 anos quando partiu em sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle, em 1831. Voltando aos 27 anos, ele foi celebrado em toda a Europa por suas descobertas em botânica e zoologia e por suas primeiras teorias da evolução. Nos 30 anos seguintes, Darwin teve enorme orgulho em sentar-se no topo da hierarquia dos cientistas-celebridades, desenvolvendo suas teorias e publicando-as como livros e ensaios - o mais famoso sendo o "Sobre a Origem das Espécies", em 1859.
Mas, à medida que Darwin chegava aos 50 anos, ele estagnava; ele bateu em uma parede em sua pesquisa. Ao mesmo tempo, um monge austríaco de nome Gregor Mendel descobriu o que Darwin precisava para continuar seu trabalho: a teoria da herança genética. Infelizmente, o trabalho de Mendel foi publicado em um obscuro jornal acadêmico e Darwin nunca o viu - e, em qualquer caso, Darwin não tinha a habilidade matemática para entendê-lo. A partir de então, ele fez pouco progresso. Deprimido em seus últimos anos, ele escreveu a um amigo íntimo: "Não tenho o coração nem a força na minha idade para começar qualquer investigação que dure anos, que é a única coisa de que gosto".
Provavelmente, Darwin ficaria agradavelmente surpreso ao saber como sua fama cresceu após sua morte, em 1882. Pelo que ele pôde ver quando era velho, entretanto, o mundo havia passado por ele e ele se tornado irrelevante.


Seu declínio profissional está chegando (muito) mais cedo do que você pensa. Veja como tirar o máximo proveito disso:
theatlantic.com/magazine/archive/2019/07/work-peak-professional-decline
tywkiwdbi.blogspot.com/2020/09/moving-past-grihastha.html

Bom para 06/06/2021, dia em que completo 73.

Nenhum comentário: