20 junho, 2021

Citações de filmes de Hollywood

Em 21 de junho de 2005, o American Film Institute, depois de ouvir um júri composto por 1.500 artistas de cinema, cineastas, críticos e historiadores, deu a conhecer sua Lista de 100 citações de filmes
"Francamente, minha querida, eu não dou a mínima", pronunciada por Clark Gable, como Rhett Butler na Guerra Civil Americana de 1939, no épico "... E o vento levou" , foi escolhida como a mais memorável citação de um filme americano até então (2005).


Com seis citações, "Casablanca" destacou-se como o filme mais presente na relação:
"Aqui está olhando para você, garoto."
"Louis, eu acho que este é o começo de uma bela amizade."
"Toque, Sam. Toque." (*)
"Arredonde os suspeitos habituais."
"Sempre teremos Paris."
"De todas as casas de gim em todas as cidades do mundo, ela entra na minha."
E, com cinco citações, Humphrey Bogart foi o ator com mais citações (quatro em "Casablanca" e uma em "O falcão maltês").

(*) Esta citação costuma ser repetida incorretamente: "Toque de novo, Sam".

Nenhum comentário: