24 junho, 2021

Demóstenes, o orador perfeito

O político e orador grego Demóstenes viveu de 384 a 322 a.C., período durante o qual foi festejado como um dos oradores mais famosos da Grécia. Cícero chegou ao ponto de proclamá-lo "o orador perfeito" [1], o que é um grande elogio de quem também foi reconhecido como um apresentador mestre.
Mas, quando criança, Demóstenes tinha uma gagueira, tão perceptível que recebeu de seus amigos um apelido menos que simpático: Batalus. O nome deriva do grego βατταρίζω, que significa "gaguejar". Tragicamente para o pobre Demóstenes, também era uma gíria grega na época para "ânus" e "afeminado", então seu apelido era uma espécie de golpe duplo.
Batalus também era o nome de um popular flautista de Éfeso que, de acordo com Libanius [3], foi o primeiro homem a aparecer no palco usando sapatos femininos; um acontecimento tão chocante e escandaloso que o escritor Antífanes o transformou em personagem de zombaria em uma de suas comédias.
Sem se intimidar com o abuso, Demóstenes iniciou um regime de terapia que incluía o que poderia ser considerado o primeiro dispositivo aumentativo e alternativo de comunicação (AAC) do mundo: a humilde pedra. De acordo com Plutarco, ele superou sua pronúncia inarticulada e gaguejante e tornou-a mais distinta falando com pedrinhas na boca. [2]
É interessante especular sobre por que encher a boca de pedrinhas pode ajudar a superar uma disfluência, e ainda mais interessante se perguntar por que não existe um indivíduo empreendedor por aí vendendo dessas pedras pela Internet, em uma variedade de cores e tamanhos para acomodar os diferentes estilos de vida e aspirações de potenciais clientes.
A veracidade da história das pedras de Demóstenes depende de quão acurado Plutarco foi em suas investigações e, a menos que alguém possa canalizar o espírito de um grego morto, não há como testar a exatidão da história. O que é interessante é simplesmente o fato de que a ideia de usar algum tipo de tecnologia física para auxiliar a fala existe há muito tempo.
Se você conhece alguém que já tentou - ou até teve melhor sucesso - usar a Pebble Therapy, deixe-nos saber comentando abaixo ou mandando um e-mail para nós. E se você conhece dispositivos AAC ainda mais antigos, adoraríamos ouvir de você!
World’s first AAC device… Pebbles?, The Speech Dudes
Referências
[1] Cicero, MT (1951) Harvard Studies in Classical Philology , Vol. 60,137-146.
[2] Margaret E. Molloy, ME (1996) Libanius and the Dancers , Olms-Weidmann, Hildesheim.
[3] Plutarco (1919). The Parallel Lives: The Life of Demosthenes . Vol VII, Loeb Classic Library Edition.
N. do E.
Demóstenes discursava com pedras na boca para as ondas do mar; e, com pedras nas mãos, para outras platéias. In: http://blogdopg.blogspot.com/2007/10/demstenes-e-as-pedras.html

Nenhum comentário: