25 junho, 2021

Usei emoji para fazer compras

por Sasha Lekach, Mashable
Recorrer a imagens para me comunicar geralmente me deixa constrangida.
Eu resisti ao emoji na maioria dos meus textos e postagens nas redes sociais ao longo dos anos, mas, na semana passada, enquanto trabalhava em Santiago, Chile, encontrei um momento em que o emoji foi um salva-vidas.
Eu pedia mantimentos, através do aplicativo de entrega sul-americano Rappi, quando logo percebi que meu vocabulário em espanhol não era tão robusto quanto seria necessário. O aplicativo é basicamente programado em espanhol e, portanto, digitar em inglês não ajuda muito.
Ora, para alguém que zomba de um recurso que usa emoji (como o Twitter ou o Bing), eu me vi feliz clicando em ícones de diferentes frutas e legumes, selecionando o que eu queria colocar em meu carrinho virtual que seria apanhada por um comprador em uma mercearia da IRL e entregue a mim via motocicleta na entrada do meu apartamento. Eu sempre misturo minha "lima" com meu "limón" em espanhol, sem precisar ir ao Google Tradutor, mas não precisava adicionar essa etapa. Claramente, o limão de aparência amarela é um limão. O poder das imagens!

Mesmo com palavras que eu conheço, como "pan" (pão), foi útil apenas clicar no ícone do pão e ver todas as diferentes opções de pão. Depois de configurar uma conta e conectar meu endereço de entrega, escolhi uma loja em que "comprar". Quando selecionei um grande supermercado, a opção de lista de emojis surgiu automaticamente na seção de pesquisa do aplicativo baseado no Chile (o Rappi também está na Colômbia, Argentina, Brasil, Equador, México, Peru e Uruguai). Uma lista pictórica de mantimentos surgiu, provavelmente para buscas comuns. Eram principalmente frutas, como bananas, uvas, peras e abacaxis, e itens como frango, queijo e pão.
Entrei em contato com o Rappi para descobrir mais sobre a pesquisa de emojis - incluindo quando foi adicionada como um recurso e quão popular é -, mas nenhuma resposta obtive até agora.
Outros aplicativos de supermercado dispõem também do recurso, como a cadeia de supermercados britânica Iceland, que possibilita pesquisar itens para compras com entrega com base no emoji. Você simplesmente conecta seu emoji diretamente na barra de pesquisa. Eu experimentei esse método no Rappi e, pesquisando com o ícone barra de chocolate, descobri lojas próximas que vendem estes produtos.

Nenhum comentário: