27 junho, 2021

O novo pigmento azul quase perfeito

A ciência é extraordinária. Dia após dia, ela descobre para nós algo novo. Uma coisa improvável que não esperávamos fosse descobrir é este novo pigmento, que tem sido descrito como sendo um azul quase perfeito.
Dê uma olhada:


A descoberta (acidental) aconteceu em um laboratório da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, que consequentemente resolveu uma busca de milhares de anos pelos antigos egípcios, pela dinastia Han na China, pelas culturas maias e por muitos outros. De fato, grande parte da história humana registrada mostra que pessoas ao redor do mundo têm buscado compostos inorgânicos que poderiam ser usados para pintar as coisas de azul.
No entanto, eles parecem ter tido pouco sucesso em questões ambientais e de durabilidade. Por exemplo, a cor azul cobalto que foi desenvolvida na França, no início do século XIX, pode ser cancerígena, enquanto o azul prussiano pode liberar cianeto. Além disso, outros pigmentos azuis não são estáveis quando expostos ao calor ou a condições ácidas. Mas, na universidade, eles descobriram novos compostos à base de manganês que devem abordar todas essas preocupações ambientais e de saúde.
Portanto, não só são mais seguros para produzir como são também mais duráveis. Elespodem suportar temperaturas extraordinariamente altas e não desaparecem após uma semana em um banho ácido. "Basicamente, esta foi uma descoberta acidental", disse Mas Subramanian, professor de Ciência dos Materiais do Departamento de Química da Universidade do Oregon.
"Nós estávamos explorando óxidos de manganês por algumas propriedades eletrônicas interessantes que eles têm, o nosso trabalho não teve nada a ver com a procura de um pigmento. Em seguida, um estudante de pós-graduação que estava trabalhando no projeto, ao tirar amostras de um forno muito quente, conseguimos ver que saiu um resultado diferente do esperado, um azul muito belo. Então, eu percebi imediatamente que algo incrível tinha acontecido."
De acordo com os pesquisadores, o que aconteceu foi que, a cerca de 1.200 °C, o óxido de manganês se transformou em um composto azul vívido, que pode ser usado para fazer um pigmento capaz de resistir ao calor e ao ácido, bem como como ser ambientalmente benigno e barato para produzir a partir de um mineral prontamente disponível. Ele tem sido saudado como o mais novo e melhor pigmento azul na história do mundo.

Extraído de: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=8128

Leitura complementar: O mistério da cor azul, SOCIENTIFICA

Nenhum comentário: