11 junho, 2021

Benjamin e o fogão Franklin

11/06/1742 - Benjamin inventa o fogão Franklin.
Na América colonial (EUA), as casas eram aquecidas por lareiras que eram terrivelmente ineficientes: consumiam combustível (lenha) incontrolavelmente, e a maior parte do calor perdia-se pela chaminé.
Benjamin Franklin resolveu esses problemas colocando o fogo em uma caixa de ferro fundido, posicionada no centro da sala. O fogão irradiava calor para os quatro lados, e os usuários podiam controlar a quantidade de madeira que era queimada, ajustando o fluxo de ar para o fogão. Fechado com segurança, o fogão também eliminou o risco de incêndio por faíscas perdidas.
Em vez de patentear, Ben preferiu  descrever este invento em um livro para que outros pudessem copiar livremente o projeto (na gravura).
Como ele escreveu:
"... enquanto desfrutamos de grandes vantagens das invenções de outros, deveríamos nos alegrar com a oportunidade de servir aos outros por qualquer invenção nossa, e deveríamos fazê-lo de maneira livre e generosa."
Versões modernas do fogão de Franklin, como a de David Rittenhouse, são um item básico de cabanas e chalés em todo o mundo.

Nenhum comentário: