22 junho, 2021

Bussunda (1962 – 2006)


Cláudio Besserman Viana, mais conhecido como Bussunda (Rio de Janeiro, 25 de junho de 1962 – Vaterstetten, 17 de junho de 2006), foi um humorista, ator, jornalista, escritor, cronista esportivo, editor de revista e dublador brasileiro, membro do grupo Casseta e Planeta.
O apelido pelo qual Bussunda viria a ser conhecido no Brasil, veio da aglutinação dos nomes Besserman e Sujismundo. Bussunda, ainda adolescente, na colônia de férias Kinderland, foi apelidado de "O Besserman Sujismundo" pelos seus colegas; daí "Bessermundo", e mais tarde, "Bussunda". O próprio Bussunda apresentava uma versão diferente para a origem do seu apelido, dizia que era a mistura "das duas coisas que eu mais gosto - aquela que começa com "Bus" e aquela que termina com "unda".
Na TV, Busssunda vestiu a pele de diversos personagens reais e fictícios. Dentre os reais, interpretando Lula da Silva, Ronaldo, Diego Maradona, Eurico Miranda e Jeca Camargo. Dos personagens fictícios, o mais inesquecível era o "Seringueiro". Que sempre aparecia reclamando da "única piada de seringueiro do mundo" (dizendo que "seringueiro passa o dia inteiro no meio do mato, tirando leite do pau").
Claudio Besserman queria ser mais do que "só um rostinho bonito na TV". Ele foi uma das principais faces do humor para toda uma geração de espectadores do Casseta e Planeta, programa que animava as noites de terça na Globo. 
Em homenagem ao humorista morto há 15 anos, a Globoplay revisitou sua vida e obra para produzir o "Meu amigo Bussunda", uma série documental em 4 episódios.

Frases

"Quanto pior o governo, mais fácil a piada."

"Arrastão é uma espécie de free shop de pobre."

"O lugar mais estranho onde fiz amor? São Paulo."

"Somos o grupo de humoristas mais politicamente correto do Brasil - debochamos de todas as minorias sem nenhuma distição de sexo, credo ou raça. E temos amparo para isso porque há no grupo dois judeus, dois negros e até uma bicha, que não posso dizer quem é."

"Sabe quando uma loura tem dois neurônios? Quando está grávida."

"Tim Maia ficou irritado comigo por causa da imitação que fiz dele e disse que ia me dar porrada. Mas no dia em que ele marcar a briga não vou ficar preocupado, porque sei que ele vai furar."

"A gente não aceita porque o negócio do Tabajara é ser o pior time do mundo e, se a gente jogar contra o Brasil, corre o risco de vencer."

"Fala sério, aí!" (bordão de Marrentinho Carioca, jogador de futebol do fictício Tabajara Futebol Clube)

"Na faculdade pública meus pais não podiam reclamar que pagavam mensalidade e a faculdade ajudava no meu projeto de vida de não fazer nada. Não me formei, mas foram ótimos anos."

"Nunca desista do seu sonho. Se não encontrar numa padaria, procure na proxima!"

Arquivo
E Bussunda não trouxe o piano

Nenhum comentário: