12 junho, 2021

Filmes e livros palindrômicos

E agora marcar na agenda para ver o filme do Christopher Nolan, que se chama "Tenet" (2020) precisamente por causa deste palíndromo.
Deixo mais um em latim, embora menos mágico. In girum imus nocte et consumimur igni: Movemo-nos em círculo na noite e somos consumidos pelo fogo. É o nome dum livro e dum filme do Guy Debord.

— Comentário de Jorge Martins Rosa em minha resposta a Qual é o palíndromo mais interessante que você conhece em qualquer língua? In: Quora

Tenet (latim), terceira pessoa do singular do presente do indicativo de "tenere" (ter, possuir); princípio, convicção, fé, visão, dogma etc.; uma crença ou ideia que é muito importante para um grupo. Armado com apenas uma palavra - Tenet - e lutando pela sobrevivência de todo o mundo, o protagonista viaja por um mundo crepuscular de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real. Não é uma viagem no tempo. O título do filme foi estilizado por Nolan com o "t" e "e" no final virados - para que a palavra possa ser retrocedida tanto espacial quanto temporalmente.

Nenhum comentário: