29 agosto, 2018

Então, vamos falar de meritocracia?

De todas as pautas que orbitam as obscuras e desonestas reivindicações da elite brasileira caninamente seguida e bajulada por uma classe média sabidamente preconceituosa, racista e conservadora, seguramente a mais cretina é a que diz respeito à tal da meritocracia.
Não é preciso ser exatamente um gênio nas ciências sociais para entender o absurdo que é impôr metas iguais para pessoas pertencentes a classes sociais tão diferentes sob um regime social, político e econômico tão excludente como o que se perpetuou no Brasil séculos após séculos numa sociedade que, entre outras coisas, manteve sua construção sobre uma estrutura puramente escravocrata.
Os exemplos das desigualdades são imensos e escancarados, mas vergonhosamente teimamos em não querer enxergá-los, muitas vezes por covardia, medo, despeito ou, quem sabe, maldade mesmo. O tema em si é digno de um verdadeiro tratado acadêmico que inevitavelmente nos levaria à conclusão da enorme discrepância do país que pensamos ser para o país que realmente somos.
Extraído de: A meritocracia no país de Michelzinho e Rivânia, a menina que salvou livros da cheia em PE, por Carlos Fernandes. In: Diário do Centro do Mundo


VÍDEO: A maneira mais simples de ficar rico é nascer na família certa

"Se fosse por mérito, seu cão entraria no céu e você ficaria fora." ~  Mark Twain
In: http://o-mores.blogspot.com.br/2016/01/mark-twain-quotes.html

Nenhum comentário: