13 agosto, 2018

A barata e outras peripécias do astronauta Conrad

por Carlos Cardoso, do Meio Bit
A NASA tem preocupações e paranóias para todos os lados, mas nenhuma delas chega perto da obsessão por limpeza nas naves. Por isso foi um desespero quando durante a preparação da Apollo XII para o segundo pouso na Lua, um técnico viu uma BARATA dentro do módulo de comando.
O assunto foi tratado como ultra-secreto, enquanto hordas inspecionavam a nave, armadilhas com comida eram deixadas no interior do módulo para tentar capturar a barata, mas nada deu certo.
O consenso era que ou o bicho fugiu, ou o técnico se enganou, mas internamente todo mundo tinha pesadelos com uma barata flutuando enquanto um astronauta aparecia em uma transmissão para o mundo todo.
Foi quase isso que aconteceu.
Na viagem de volta, durante uma coletiva de imprensa o palhaço do "Pete" Conrad puxou um pedaço de papel com uma barata colada e apresentou dizendo que tinham achado a bichinha no armário de comida, para desespero de todo mundo na NASA.
Depois que a nave pousou os técnicos correram pra examinar o passageiro clandestino. Só então descobriram que era uma barata de plástico, escamoteada por Conrad para pregar uma peça na NASA.
Quanto à barata de verdade, nunca descobriram o que aconteceu com ela. Alguns (ok, só eu) dizem que ela ficou na Lua, e alterada pela radiação será a barata que deu origem a Klendathu.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
N. do E.
O norte-americano Charles "Pete" Conrad Jr. (1930 - 1999), foi oficial naval, piloto de testes e astronauta da NASA. Ao participar da missão Apollo 12, tornou-se o terceiro homem a caminhar na Lua.
Pete Conrad foi claramente um menino inteligente, mas continuamente em dificuldades com seus trabalhos escolares. Ele sofria de dislexia, uma condição pouco compreendida na época.
Convidado a participar do processo de seleção para o primeiro grupo de astronautas da NASA. Conrad, como seus colegas candidatos, passou por vários dias no que eles consideravam degradantes e desnecessários testes médicos e psicológicos da Lovelace Clinic, no Novo México . Ao contrário de seus colegas candidatos, Conrad se rebelou contra o regime. Durante um teste de Rorschach, ele disse ao psiquiatra que um cartão com borrão revelava um encontro sexual com todos os detalhes. E, quando lhe foi mostrado um cartão em branco, ele virou-o, empurrou-o de volta e respondeu: "Está de cabeça para baixo".
Então, quando ele foi convidado a entregar uma amostra de fezes para exames, ele colocou-a em uma caixa de presente e amarrou uma fita vermelha ao redor.  Depois de deixar o material na mesa do diretor da clínica, ele saiu. Tinha visto o suficiente. E foi dispensado pela NASA com a observação de que ele não era adequado para voos de longa duração.
Posteriormente, quando a NASA anunciou sua busca por um segundo grupo de astronautas, o veterano Alan Shepard, que conhecia Conrad desde muito tempo, aproximou-se de Conrad e o convenceu a participar novamente. Desta vez, Conrad encontrou os exames médicos menos intrusivos e, em junho de 1962, ele foi selecionado para se juntar à NASA.
Sua frase ao pisar na Lua é a mais divertida da saga espacial. Baixinho, com 1,69 de altura, em contraste com a solenidade de Neil Armstrong no voo anterior, Conrad exclamou:
"Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim é enorme. Iuuupiii!!!"
Apesar de ter sido o terceiro homem na Lua, Conrad tem o eterno privilégio de ter sido, na qualidade de destro, o primeiro a representar a maioria esmagadora da humanidade. Tanto Neil Armstrong quanto Edwin Aldrin (ainda vivo), os dois primeiros, eram canhotos.
Pensamento do dia
A melhor maneira de matar uma barata é sair correndo e deixar que Deus decida a hora dela.

Nenhum comentário: