20 agosto, 2018

Pensar, capitão, pensar

[...] Finalmente, o capitão de pantufas. Querer sair da ONU é inédito. Estados brigam para entrar nela. Mudam até de nome, se for necessário, como a Macedônia que aceitou ser Fyrom! ~ Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça

A Macedônia é um país da península balcânica no sudeste da Europa. É um dos estados sucessores da antiga Iugoslávia, da qual se declarou independente em 1991. Tornou-se membro das Nações Unidas em 1993, mas, como consequência de uma disputa com a Grécia sobre o uso do nome "Macedônia", foi admitida sob a designação provisória de Former Yugoslav Republic of Macedonia (Antiga República Iugoslava da Macedônia), por vezes abreviada como FYROM, um termo que é também utilizado por organizações internacionais como a União Europeia, o Conselho da Europa e a OTAN. Em 17 de junho de 2018, a Macedônia e a Grécia assinaram um acordo que permitiria o país mudar seu nome para "República da Macedônia do Norte", na dependência de um referendo nacional sobre o assunto e da aprovação pelo parlamento europeu.

Pensar, capitão, pensar. Em Indiana e Yowa, nos Estados Unidos, há cidades chamadas Brazil. Além disso, tem uma ilha mítica no Oceano Atlântico que é Brasil com "s", e vá que ela reapareça. Em caso de arrependimento, o país Brasil vai ter um sério problema para ser readmitido na ONU, se for para continuar com o nome que tinha antes do desligamento.

Ilha Brasil mostrada em um mapa da Irlanda (Wiki)

Nenhum comentário: