01 agosto, 2018

A simpatia entre relógios pendulares

Trecho de uma carta de Christiaan Huygens (1665) a seu pai, Constantyn Huygens, em que ele descreve a descoberta de sincronização entre dois relógios pendulares:
Enquanto eu fui forçado a ficar na cama por alguns dias, ao fazer observações sobre os meus dois relógios do novo escritório, eu notei um efeito maravilhoso que ninguém poderia ter imaginado antes. Os dois relógios, pendurados na parede da sala, lado a lado, com uma distância de um ou dois pés entre eles, mantinham um ritmo relativo com uma precisão tão alta que os dois pêndulos sempre se moviam em sincronia. Admirando o fenômeno por algum tempo, finalmente descobri que isso aconteceu devido a uma espécie de simpatia: quando fiz os pêndulos balançarem em momentos diferentes, observei que, meia hora depois, eles sempre retornaram ao sincronismo e daí em diante o mantiveram constantemente, contanto que eu não mais interferisse.

Curva tautocrônica:
O holandês Huygens também descobriu que. numa descida cicloidal acelerada pela gravidade, o tempo de queda é o mesmo independentemente da posição inicial.


Choro para metrônomo:
http://blogdopg.blogspot.com.br/2013/04/choro-para-metronomo.html
Onde, além de ouvir uma uma música do genial Baden Powell, o leitor poderá ver dois vídeos com a sincronização de 5 e 32 metrônomos.

Via Reddit:
A sincronização entre as moças do tempo

Nenhum comentário: